Menos PowerPoint e mais ponto cruz?

A expressão e as máximas que transcrevo são de Alberto Martín, especialista em marketing:

Só havia uma opção: ouvir muito bem o cliente. Encontrar com ele, fazer perguntas e ver como poderíamos nos conectar.

Eis as dicas que deixa.

Captura de ecrã 2018-08-04, às 10.19.16
Printscreen @ Menos PowerPoint e mais ponto cruz

No contexto nacional, um ‘a ter em conta’:

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou que o Governo tem o objetivo de aumentar a percentagem de portugueses com literacia digital dos 53% para os 80% até 2030. (Ler+Governo quer 80% dos portugueses com literacia digital até 2030)

Captura de ecrã 2018-08-04, às 14.53.49.png
Printscreen @ Menos PowerPoint e mais ponto cruz

E das duas uma, ou nos adaptamos ou não.

8 thoughts on “Menos PowerPoint e mais ponto cruz?

    1. Acho que ainda não sei usar as ferramentas todas aqui da casa wordpress … bom, acrescento ao comentário que fiz fora e que era para ti que a literacia digital que se pretende (União Europeia é clara e Portugal está a trabalhar como bom aluno, parece-me) tem a ver com a agilização das pessoas para que possam aceder aos serviços do estado, por exemplo, online. Saúde, impostos etc. Também, para que haja mais inclusão i.e. contribuir através do uso dos zingarelhos para que as franjas da sociedade possam ter acesso a mais conhecimento e mais serviços. Fica de facto mais barato, desde que tenham acesso a eles … Assim sendo, é um percurso aliciante mas é fácil de ver que as intenções são simples, economizar. E ok, aceita-se lindamente. Economizar, rentabilizar, incluir. Contudo, o alerta deste post foi um pouco para as avós que mandam. São elas os ministros, os directores e as directoras etc etc. E nós, temos de ser o outro e fazer a figura um pouco má de apesar de na meia vida cumprida zelar para que o bem se faça. Ahahahah 🙂 A maioria das pessoas não percebe nada nem está para se dar ao trabalho mas pensa que sabe e pior, tem poder.

      Literacia digital é interessante. Se integrada num contexto de Novas Literacias e a par com a clássica Literacia, se soubermos e conseguirmos preservar a essência … Desde que não se fique tudo por um arranjar modo de disciplinar a malta toda a saber usar os zingarelhos para mais facilmente ser adestrado. Em massa, em grupo, à distância …

      Liked by 1 person

    2. Não será como acessório do humano mas como seu substituto e a literacia digital como forma de doutrinar alguns e coisas assim. E vai ser tudo muito rápido. Mesmo. Deixo-te o alerta.

      Gostar

  1. Pois exactamente ou também … Ando a estudar essas questões. Facilmente se entrará na confusão e facilitismo e especialmente na tendência vigente que é usar tudo para poupar uns tustos. Usar como acessório do humano, tal como a inteligência artificial e internet das coisas e não como modo de suprimir o mesmo.

    Gostar

  2. Margarida,
    Em primeiro lugar : muitos parabéns !
    Nota-se que o teu blog é construído com muito gosto. O resultado final resulta ! Blog alegre ,arejado e com pormenores muito bonitos.As imagens ,cores,temas,etc. Resulta mesmo !
    Agora quanto à ” literacia digital ” eu já não tenho cura. Ehehe. E eu ralado ! Sou do mais básico que existe. Não tenho pachorra. Até para a simples operação de colocar uma foto na pen…cravo alguém. – Pai não custa nada ,vou ensinar-te. Sim ,mas hoje não…noutro dia. Aposentado ainda fiquei mais preguiçoso! Para mim só na perspectiva do utilizador 🙂. Explorador !!!! Abençoados blogs ! Mas de outros ! O Paulo tem razão no seu #. Mas a minha actual perspectiva é de utizar apenas zingarelhos no meu interesse. Eu já não tenho cura. Preguiçoso mesmo !!! E muito !!!!

    Liked by 1 person

    1. Magalhães, muito obrigada!!! 🙂
      Permite-me discordar de ti, no sentido em que não te vejo como preguiçoso! Estas coisas dos palavreados actuais são o mesmo de sempre … muita parra para o que já se faz … o que se pretende é colocar em grelhas aquilo que intuitivamente nós e os alunos sabemos bem … assim sendo, amigo, venham os zingarelhos ou que se mantenham mas sem nos atropelar. O Ministro que tente dar formação a milhares à distância etc e um professor para 3 turmas com a flexibilidade que vai ver … estamos a anos luz disso (espero eu, espero eu). E sabes que mais, tenho quase a tua idade eheheh
      Um abraço e obrigada pelas tuas visitas e humor e aparece sempre! Vou continuar a tentar manter aqui a casa apelativa 🙂

      Liked by 1 person

  3. Margarida,
    … ” não te vejo como preguiçoso! “…ehehehe .
    Eu transformei-me completamente. Mas podes ter a certeza. Fui em tempos,um ser super organizado e metódico. Hoje ? Do pior.
    Desempenhei tantos cargos chatos ( DT, C. Geral, Del.Disciplina,Orientador de Estágios, Coord. Depart., Director Inst. Desportivas,Coord. Desp. Esc,etc,etc.) e penso que conseguiram dar cabo de mim !!!! 😉
    Hoje ? Para conseguir ser DT ,seria fundamental 3 ou 4 colaboradores… um para tirar as faltas,outro para as colocar no pc, outro para receber Enc. Ed, mais um para as restantes papeladas,etc.
    Acho engraçada essa tua disponibilidade para aprender. Acho muito bem !!!!
    O que costumo dizer ? Está bem ,fica para outra altura (mas eu já não quero aprender mais nada ! ) ehehe
    Lá no fundo,é isso !!!
    Tenho a garagem tudo ao molho( 2 anos,por causa de uma obra ), nem consigo arrumar lá o carro ,nem encontrar nunca o que pretendo. Nada !
    Já me ofereceram ajuda ( tantas pessoas,várias vezes ). Agradeço ,mas vou adiando !!!!
    Que descanso !
    Acredita pq é verdade.

    Liked by 1 person

  4. E quanto ao tema Ministro e políticas educativas … o Ministro é um símbolo. Um faz de conta . O PS ainda não conseguiu separar-se da Sinistra. Continua totalmente identificado com ela /política.
    O Cost@ sabe-a toda. Jogou no contraste…toca de ir buscar um jovem ( muito melhor fisicamente do q a Sinistra),sorridente, melhor cara,muito melhor aspecto global ,vindo do estrangeiro “de fora “,só isso ……evidentemente fora deste filme.Trata-se apenas um símbolo/figura. Não diz nada, só aparece a inaugurar, nada representa. ME entregue à Leitoa e aos Secret. Estado.
    O Tiago manda estes palpites ( q lhe dizem dever dizer ) e não passamos disto !
    Zingarelho para aqui,para ali… e ficará tudo em águas de bacalhau.Até 2030 ….ehehe ! O pior é q acabam por “chatear ” quem trabalha ( mais reuniões,há sempre uns colegas muito interessados na temática ,é só desgaste,etc. )
    Olha Margarida,é o que penso .

    Liked by 1 person

Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.